Ola
bom 1º quero falar que nao sou um experto na area wireless
to começando agora...
mas sei bastante ja cada dia aprendendo mas...
se você tiver alguma duvidas sobre qualquer coisa referente pode perguntar..
vamos la..
Bom na nossa postagem de hoje estaremos comentando sobre a segurança para quem ultiliza Rede Wireless!! Espero que gostem abração .
1) Mudar a password e utilizador de gestão no router
A alteração das credenciais de acesso ao router, que vêm por omissão, devem ser de imediato trocadas. Caso contrário, uma rápida pesquisa no Google e eureka!!!. Lá estão elas. Aqui está um exemplo: Passwords e users por omissão
2) Mudar a encriptação
A encriptação WEP de 64 bits já não é muito utilizada uma vez que foi quebrada em 2001. Aconselho a usarem uma encriptação de 128 bits. Mas mesmo perfeito, perfeito, perfeito é usarem WPA ou mesmo WPA2. Saber mais sobre: WEP e WPA
3) Desabilitar o broadcast do SSID
Desta forma escondemos a nossa rede, mais concretamente o nome da nossa rede (SSID - Service Set IDentifier), tornando mais difícil aos intrusos descobrirem a existência de uma rede. Mais sobre SSID
4) Filtar os clientes por MAC Address
Devemos incluir o endereço MAC, de cada interface, das máquinas que terão permissão de se ligar na rede e bloquear todos os outros. Para saber o MAC da sua interface vá à linha de comandos e escreva ipconfig /all.
O comando devolverá uma string do tipo 00-A0-1A-53-45-A3. Saber mais
5) Limitar a atribuição de IP
Outra forma de configurar segurança na nossa rede é limitar a atribuição de endereços IP, isto é, tornar só disponíveis o numero de endereços IP que pretendemos. Como medida radical pode-mos sempre definir o ponto 7.
6) Efectuar upgrades ao firmware do router
Convém de vez em quando verificar se existem actualizações para o seu router. Por norma, essas actualizações resolvem bugs verificados no aparelho e em muitas situações aumentam a performance.
7) Desabilitar o DHCP
Ao desabilitar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), o utilizador deverá configurar manualmente o endereço IP, máscara, gateway e DNS na sua máquina. Desta forma, os intrusos terão de saber qual a gama de IP’s utilizada na nossa rede. Saber mais sobre o protocolo de atribuição de endereços IP: DHCP
8 ) Habilitar o firewall do Router
Alguns routers já trazem firewalls. Se é o seu caso deverá então habilitá-la. Outra opção é bloquear os pings ao router (bloquear o protocolo ICMP - Internet Control Message Protocol).
9) Posição estratégica do Router
Esta medida nem sempre é fácil, uma vez que há alguns routers que conseguem enviar o sinal para além daquilo que nós queremos. Para isso devemos testar a partir de alguns lugares da nossa casa de forma a minimizarmos a “fuga” de sinal para outras habitações. Existem também alguns routers que permitem configurar a “força” de sinal.
10) Observar diariamente os logs
Os logs são o nosso “big brother” da rede, ou seja, o diário (não perfumado) da rede . Registam por norma tudo aquilo que passa na nossa rede: autenticações, acessos, acessos indevidos, etc etc. No meu router (Belkin), os logs encontram-se em Security log.
11) Usar um Radius
Para quem pensar em ter uma solução mais profissional devem usar um RADIUS (Remote Authentication Dial In User Service - para autenticar os utilizadores). Como exemplo gratuito temos o freeradius que é uma excelente opção.
12) Desabilitar a gestão remota
Convém desabilitar a gestão remota do router via placa wireless. Para a gestão do nosso router podemos sempre usar o tradicional cabo de consola com fichas DB-9 (para ligação a portas COM).
É claro que existem muitas outras possibilidade para garantir segurança numa rede wireless. Neste artigo foram debatidas as mais básicas e comuns formas de resolver muitas situações.
" Conhecimento não é crime "

















